Sobre o autor

Irenio Silveira Chaves, pastor, filósofo e teólogo. Nascido em Salvador, BA, em 22 de março de 1959.

Casado com Solange, pai do Eduardo e da Caroline; Pastor da Igreja Batista da Orla Oceânica >>

Possui graduação em Letras pela Universidade Severino Sombra (1989), graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1982) e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC. Atualmente é professor contratado da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói. Tem experiência na área de Teologia, Linguística e Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, filosofia, Novo Testamento, ética, religião, filosofia da religião, linguística e análise do discurso. é também pastor da Igreja Batista da Orla Oceânica, em Piratininga, Niterói.

Você pode ler mais sobre o autor:
Saiba Mais:
Irenio Silveira Chaves (Salvador, 22 de março de 1959 – ) é um pastor evangélico, ligado à igreja batista, professor universitário e escritor brasileiro. Graduou-se em Teologia e Letras, com estudos em grego e literatura. Obteve o título de mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Biografia:
Tem dedicado a maior parte de sua vida à atividade pastoral, ligado a comunidades de confissão batista no Estado do Rio de Janeiro, denominação em que foi consagrado pastor desde o ano de 1983. Ingressou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil para cursar Teologia em 1979, concluindo o mesmo em 1992. Iniciou o curso de Letras (português-grego) na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo em vista avançar nos estudos do Novo Testamento. Ali cursou até o quinto período, mas acabou concluindo o curso na Universidade Severino Sombra, em Vassouras – RJ, na área de português-literatura.
Na pós-graduação, especializou-se nos estudos do Novo Testamento pelo Seminário Teológico Batista de Niterói. Ingressou no mestrado em 2003 para desenvolver estudos na área de ética, dedicando-se a uma análise filosófica do pensamento ético de Dietrich Bonhoeffer, teólogo e mártir alemão do período do nazismo. Sua dissertação recebeu o título de Ética protestante e pós-modernidade, a formulação de uma proposta ética a partir de Dietrich Bonhoeffer (que se encontra em domínio público em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=139221), defendida em 2006, com a orientação do Dr. João Ricardo Moderno, presidente da Academia Brasileira de Filosofia. O doutorado foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sob orientação da Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer, cuja tese foi defendida em 2014. O tema da tese: Espiritualidade e subjetividade, a provocação de Michel Foucault e a Teologia em tempos pós-modernos (disponível na biblioteca da PUC Rio: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24053/24053.PDF).
Como professor universitário, lecionou nos seminários batistas no Rio de Janeiro e Niterói nas disciplinas ligadas ao Novo Testamento. Leciona também, desde 2013, na Universidade Salgado de Oliveira nas disciplinas ligadas à Filosofia, Ética e Ciências Sociais.
Escreveu diversos livros abrangendo as áreas da Teologia, da Espiritualidade, da Ética e da Filosofia. Além disso, produziu diversos estudos para classes bíblicas e pequenos grupos, bem como artigos em periódicos e e-books.
Livros:

  •  Amostras da graça: crescendo no conhecimento dos dons espirituais. Rio de Janeiro: Juerp, 2001.
  • Mateus, o evangelho do Reino. Rio de Janeiro: Juerp, 2002. Segunda edição em 2004.
  • O que é Religião. Rio de Janeiro: MK, 2005.
  • Crescer e aparecer: estratégias de crescimento pessoal e espiritualidade. Niterói : Epígrafe, 2009.
  • Ética cristã e pós-modernidade. Niterói : Epígrafe, 2009.
  • Paz interior: como experimentar a paz interior em meio às lutas. Niterói: Epígrafe, 2011.
  •  A sociedade justa: elementos de Filosofia Jurídica para fazer escolhas certas em meio à desigualdade. Niterói: Enunciare, 2015.
  • Cristianismo sob suspeita: as provocações de Michel Foucault para a Teologia. São Paulo: Garimpo, 2017.

Referências:
Blog Filosofia e Espiritualidade: http://filosofiaeespiritualidade.blogspot.com
Site pessoal: www.ireniochaves.com.br

Assista:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails