Sobre o autor


Irenio Silveira Chaves
, psicanalista, professor, pastor e escritor. Filósofo e teólogo. Nascido em Salvador, BA, em 22 de março de 1959.

Site pessoal: Irenio Chaves >>

Casado com Solange, pai do Eduardo e da Caroline; Pastor da Igreja Batista da Orla Oceânica >>

Possui graduação em Letras pela Universidade Severino Sombra (1989), graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1982) e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC. Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC). Atualmente é professor da Faculdade Cooperar FACES, em Itaboraí. Tem experiência na área de Teologia, Linguística, Filosofia e Psicanálise, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, filosofia, Novo Testamento, ética, religião, filosofia da religião, mística, linguística, análise do discurso e psicanálise. É também pastor da Igreja Batista da Orla Oceânica >>, em Piratininga, Niterói.

Você pode ler mais sobre o autor:
Saiba Mais:
Irenio Silveira Chaves (Salvador, 22 de março de 1959 – ) é um pastor evangélico, ligado à igreja batista, professor universitário, escritor brasileiro e psicanalista. Graduou-se em Teologia e Letras, com estudos em grego e literatura. Obteve os títulos de especialista em Novo Testamento pelo Seminário Teológico Batista de Niterói, mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É também formado como Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica.
Biografia:
Filho do paraibano Irenio Chaves e da gaúcha Terezinha de Jesus Silveira, nasceu na cidade de Salvador (BA), mas veio residir no Rio de Janeiro com menos de 2 anos de idade, quando sua família residiu primeiramente no bairro do Leblon e se fixou posteriormente na cidade de Nova Iguaçu (RJ). Todo seu ensino fundamental e médio foi realizado em escola pública, obtendo a formação como professor das primeiras séries do ensino fundamental.
Atuou como um típico professor de carreira, sendo aprovado em concursos públicos no magistério municipal, em Nova Iguaçu, e estadual, em Nova Iguaçu, Mendes e Nova Friburgo.  Mas optou por se concentrar em sua atuação pastoral e à formação acadêmica.
Tem dedicado a maior parte de sua vida à atividade pastoral, ligado a comunidades de confissão batista no Estado do Rio de Janeiro, denominação em que foi consagrado pastor desde o ano de 1983. Ingressou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil para cursar Teologia em 1979, concluindo o mesmo em 1992. Iniciou o curso de Letras (português-grego) na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo em vista avançar nos estudos do Novo Testamento. Ali cursou até o quinto período, mas acabou concluindo o curso de Letras na Universidade Severino Sombra, em Vassouras – RJ, na área de português-literatura.
Na pós-graduação, especializou-se nos estudos do Novo Testamento pelo Seminário Teológico Batista de Niterói. Ingressou no mestrado em 2003 para desenvolver estudos na área de ética, dedicando-se a uma análise filosófica do pensamento ético de Dietrich Bonhoeffer, teólogo e mártir alemão do período do nazismo. Sua dissertação recebeu o título de Ética protestante e pós-modernidade, a formulação de uma proposta ética a partir de Dietrich Bonhoeffer (que se encontra em domínio público em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=139221), defendida em 2006, com a orientação do Dr. João Ricardo Moderno, presidente da Academia Brasileira de Filosofia. O doutorado foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sob orientação da Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer, cuja tese foi defendida em 2014. O tema da tese: Espiritualidade e subjetividade, a provocação de Michel Foucault e a Teologia em tempos pós-modernos (disponível na biblioteca da PUC Rio: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24053/24053.PDF).
Como professor de escola pública, atuou desde as séries iniciais até o ensino médio, nas áreas de língua portuguesa e literatura.
Como professor universitário, lecionou em seminários batistas no Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Niterói nas disciplinas ligadas ao Novo Testamento. Lecionou também, de 2013 a 2019, na Universidade Salgado de Oliveira nas disciplinas ligadas à Filosofia, Ética e Ciências Sociais. Tem atuado como coordenador e professor do curso de Teologia da Faculdade Cooperar FACES, em Itaboraí.
Como pastor, atuou como titular nas seguintes igrejas: Igreja Batista Betel em Queimados, Primeira Igreja Batista em Mendes, Igreja Batista Nova Betel, Igreja Batista Central em Nova Friburgo e Igreja Batista da Orla Oceânica. Serviu por um tempo no setor de comunicação da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu e como educador na Igreja Batista da orla de Niterói.
Como escritor, produziu diversos livros abrangendo as áreas da Teologia, da Espiritualidade, da Ética e da Filosofia. Além disso, escreveu diversos estudos para classes bíblicas e pequenos grupos, bem como artigos em periódicos, capítulos de livros e e-books.
Como psicanalista, fez a sua formação junto ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, concluído em 2022, e tem participado como membro dessa sociedade psicanalítica.

Livros:
  •  Amostras da graça: crescendo no conhecimento dos dons espirituais. Rio de Janeiro: Juerp, 2001.
  • Mateus, o evangelho do Reino. Rio de Janeiro: Juerp, 2002. Segunda edição em 2004.
  • O que é Religião. Rio de Janeiro: MK, 2005.
  • Crescer e aparecer: estratégias de crescimento pessoal e espiritualidade. Niterói : Epígrafe, 2009.
  • Ética cristã e pós-modernidade. Niterói : Epígrafe, 2009.
  • Paz interior: como experimentar a paz interior em meio às lutas. Niterói: Epígrafe, 2011.
  •  A sociedade justa: elementos de Filosofia Jurídica para fazer escolhas certas em meio à desigualdade. Niterói: Enunciare, 2015.
  • Cristianismo sob suspeita: as provocações de Michel Foucault para a Teologia. São Paulo: Garimpo, 2017.
E-books:
  • A Sociedade Justa: Elementos de Filosofia Jurídica para fazer as escolhas certas em meio à desigualdade (2ª Edição Revista e Atualizada, versão e-book Kindle)
  • Bíblia: Como conhecer, como compreender
  • Famílias disfuncionais à luz da Bíblia
  • Paz interior: Como experimentar a paz interior em meio às lutas (versão e-book Kindle)
  • Ética Cristã e Pós-modernidade (versão e-book Kindle)
  • Coaching de Desempenho: Sete atitudes para fazer a coisa certa
  • Crescer e aparecer: Estratégias de crescimento pessoal e espiritualidade (versão e-book Kindle)
  • Relacionamentos complicados: Como a Bíblia nos ajuda a lidar com pessoas tóxicas
  • Mentoria, coaching e espiritualidade: Reflexões aplicadas ao ambiente corporativo
  • Coaching de liderança: Ferramentas para você liderar onde estiver
  • O que é Reino de Deus
  • Jesus, alguém como eu: Cristologia e espiritualidade para seguir a Jesus
  • Abra a sua mente: como fazer as escolhas certas em meio à diversidade
  • Dinheiro, fama, sexo e poder: como o Eclesiastes nos ajuda a mudar o foco
  • Quem é você? Quando nossa identidade é colocada em jogo
  • Elogio da compaixão
  • Coaching pessoal: Invista mais em você
  • Filosofia e Corporeidade (Série Acadêmica)
  • Fundamentos das Ciências Sociais e Humanas (Série Acadêmica)
  • Introdução à Epistemologia (Série Acadêmica)
  • Ética da Vida: princípios de Bioética (Série Acadêmica)
  • Ética e Responsabilidade Social (Série Acadêmica)
Disponíveis no site da Amazon >>

Referências:
Blog Filosofia e Espiritualidade: http://filosofiaeespiritualidade.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails