Lançamento

Livro impresso:
Cristianismo sob suspeita: as provocações de Michel Foucault para a Teologia, de Irenio Silveira Chaves.
Investimento: R$ 44,90 no site da Garimpo Editorial >>
Ou clique aqui:



Sinopse:


Foucault é um pensador com o qual a Teologia pode – e deve – se envolver, apesar de sua assumida posição ateísta. É possível até se perceber um distanciamento entre seu pensamento e a Teologia no sentido de uma rejeição. Entretanto, o diálogo teológico com o pensamento de Foucault torna‑se possível em face do interesse da Teologia contemporânea em dialogar com a cultura e as formas com que se configuram os saberes nas relações da sociedade.
Isso consiste em uma tarefa difícil, mas gratificante, uma vez que faz com que a tarefa teológica esteja engajada com o que é relevante para a compreensão das ações humanas. O cristianismo deve aceitar a sua condição não hegemônica em meio ao pluralismo religioso e, em meio à fragmentação da experiência religiosa, deve acolher novas formas de expressar a fé, de modo que possa penetrar na dor e no conflito do mundo secularizado.
Para que a Teologia faça frente aos apelos da pós‑modernidade, ela precisa voltar‑se para os aspectos da subjetividade que envolvem a vida em comunhão e para uma espiritualidade que seja libertadora e que se abre para a alteridade, para o comprometimento com o outro.
A constatação é a de que não há um caminho seguro para a Teologia. Ela precisa se fazer pública e aberta ao diálogo, precisa estar comprometida com a práxis e precisa assumir as incertezas desse tempo, evitando que se construam estruturas de saber e de poder que legitimem as metanarrativas que a pós‑modernidade rejeita.
O resultado será uma Teologia que enfrente a necessidade de refazer, de forma crítica, o caminho do dualismo, marcado pela separação entre sagrado e profano, entre o que é celeste e o que é secular, entre o que é do porvir e o que é do agora. Uma Teologia assim só pode soar como um discurso que dá origem a muitas críticas, mas que aponta para o resgate do que há de mais humano em nós.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails