domingo, 30 de novembro de 2014

Espiritualidade e aprendizado: o exemplo de Eliseu, o aprendiz / Spirituality and learning: the example of Elisha / Espiritualidad y aprendizaje: el ejemplo de Eliseo

“[...] Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.” 1 Reis 19.21
Eliseu é considerado o profeta que mais realizou milagres na Bíblia. Isso não aconteceu da noite para o dia, nem foi resultado e um aprendizado teórico. O serviço profético de Eliseu foi resultado de uma vida inteira dedicada ao chamado de servir ao outro.
Antes de se tornar profeta, Eliseu era um lavrador na terra de seu pai, que, muito provavelmente, era rico. Ele arava a terra com uma das doze juntas de bois, sinal de poder e de prosperidade. Eliseu trocou toda a segurança de uma carreira sólida para caminhar com um profeta que lançou sobre si uma capa, sinal de autoridade e de compromisso.
Elias, o profeta que lançou a capa sobre Eliseu, tinha uma escola profética. Não consistia em um conteúdo programático nem um sistema de avaliação. A escola era baseada num critério simples: auxiliar ao profeta como servo. E o mestre não era de se desprezar: já havia mandado chover e descer fogo do céu, enfrentado governos e religiosos, vivido na pobreza e no luxo.
Ao renunciar a tudo, Eliseu teve o cuidado de deixar tudo para trás: despediu-se de seus pais e desfez-se da junta de bois, fazendo um churrasco deles para todas as pessoas que estavam próximas.
De todos os aprendizes de profeta, Eliseu era reconhecidamente, até pelos seus colegas, o mais aplicado e o mais próximo de Elias. No dia da despedida e da consagração, só havia um desejo: ter o dobro da espiritualidade de seu mestre.
Sua vida foi marcada por sua dedicação ao ministério profético. Inspirou a outros jovens candidatos a profetas. Quem o via passar o reconhecia como profeta. Sua fama chegou até os reinos vizinhos. Mesmo após sua morte, quando um inimigo caiu morto em seu sepulcro, operou milagres.

Quanto é capaz uma vida dedicada à missão de servir ao outro como instrumento divino? Eliseu nos lembra que o maior valor de nossa vida está em colocá-la a serviço do outro dentro da perspectiva do propósito divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails