quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ação de Graças e cultura de gratidão / Thanksgiving and gratitude culture / Acción de Gracias y la cultura de gratitud

Deem graças em todas as circunstâncias [...].” 1 Tessalonicenses 5.18
A última quinta-feira de novembro é lembrada em todas as comunidades protestantes do mundo como o Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos e no Canadá, é feriado nacional. Trata-se de um dia que deve ser de gratidão, com expressões celebrativas de louvor a Deus pelas oportunidades que se teve durante o ano.
Não é uma data que faça parte de nossa cultura brasileira. Para os povos do hemisfério norte, corresponde a uma época do outono e ao fim do período de colheita, preparando-se para os rigorosos dias de inverno com neve. Aqui, estamos em plena primavera, já sentindo os sinais do verão intenso que está por vir. Lá, agradecem a Deus pela safra; aqui, deveríamos agradecer pela vida simplesmente.
A data foi instituída pela primeira vez nos Estados Unidos para ajudar o comércio no período de recuperação da Grande Depressão. O então presidente Roosevelt queria que houvesse uma motivação a mais para que o povo antecipasse as compras do Natal e aumentasse o período de propagandas que estimulavam o consumo.
No Brasil, a ideia de um Dia de Ação de Graças foi trazida pelo republicano Joaquim Nabuco, depois de assistir a uma empolgada celebração em Nova Iorque. Morreu sem ver o seu projeto realizado, pois foi o presidente Gaspar Dutra que acabou instituindo a comemoração (sem feriado) anos mais tarde.
Seja uma data que atenda interesses consumistas ou não, é importante enfatizar dois aspectos: primeiro, o Dia de Ação de Graças é um legado da fé protestante; segundo, agradecer a Deus é sempre oportuno e necessário.

Celebrar ao menos um dia de gratidão no ano é um exercício de aprendizado. Se você não consegue fazer isso ao menos uma vez, dificilmente estará em condições de desenvolver um coração agradecido, que é uma parte da proposta de espiritualidade bíblica para aqueles que se dispõem a viver segundo a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails