quinta-feira, 30 de junho de 2016

O versículo mais fofo da Bíblia / The cutest Bible verse / El más guapo versículo de la Biblia

O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.” Salmos 41.3 ARA
Uma antiga tradução em português do Salmo 41.3 diz que Deus “afofa” a cama dos doentes durante o período de enfermidade. Não é fofo isso? O curioso é que só essa versão, que é a Revista e Atualizada de Almeida, apareceu assim. Outra versão antiga chegou a dizer: “tu lhe amaciarás a cama”. Já a versão mais recente, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, diz: “Quando estiverem doentes, de cama, o Senhor os ajudará e lhes dará saúde novamente”. A versão mais corriqueira, que inclusive se encontra no inglês e no espanhol também, é de que Deus nos sustenta no tempo da enfermidade e que tem o poder de nos restaurar da doença.
O que levou o tradutor daquela versão chegar àquela conclusão, a construir a figura de uma pessoa tendo todo cuidado para oferecer ao doente um leito macio e aconchegante para que suportasse o seu flagelo? Muitos comentaristas bíblicos ofereceram várias alternativas para a expressão que se encontra em hebraico. Teve quem disse que Deus torna a cama confortável, que Ele muda a cama de posição para que o enfermo se levante e até que Deus transforma a cama do doente em uma cama de saudáveis e curados.
O fato é que os salmos são ricos em poesia e, especialmente este, falam de uma forma sublime sobre o cuidado de Deus. Eugene Peterson, em sua versão conhecida como A Mensagem, o reescreveu assim: “Como é feliz aquele que dá alguma dignidade aos desafortunados: você se sentirá bem — é isso que o Eterno faz. O Eterno toma conta de todos nós e nos faz resistentes para a vida, afortunados por estar na terra, livres dos aborrecimentos dos inimigos. Se estamos doentes e acamados, o Eterno é nosso enfermeiro: ele cuida de nós até a recuperação.”
Exegeticamente falando, os termos hebraicos trazem duas ideias. A primeira, a de alguém que se encontra deitado atingido por algo que lhe acomete; a segunda, a de que a ação divina alcança todo tipo de leito e todo o tipo de enfermidade. Então, Deus pode fazer o que quiser com a cama, mudá-la de posição, mudar o enfermo de posição e até torná-la desnecessária. Nesse caso, a ideia de que Deus afofa a cama do doente com todo o cuidado é a que mais se aproxima do sentido original.
Podemos encontrar no versículo duas possibilidades. A primeira é a compreensão de que Deus se coloca como um enfermeiro junto ao doente para cuidar de seu repouso. A segunda é a afirmação de que Deus transforma toda situação que nos abate: ele transforma dor em alegria, angústia em esperança, sofrimento em felicidade. Uma vez que o salmo em si trata da enfermidade e da adversidade desde o começo, é possível perceber que Deus cuida de nós em meio a tudo aquilo que nos deixa prostrados.
Para um tempo em que a medicina era tão precária e que a doença fatalmente terminava em morte, restava ao doente depender unicamente do Senhor. Para muitos, naquela época, a doença era resultado do pecado ou da desobediência a Deus. A enfermidade era uma ameaça para o doente, para a família e para a sociedade. O medo do contágio e a culpabilização do doente transformavam o enfermo em um solitário. Não havia pior adversidade do que ser abatido pela doença.
Nesse sentido, a ideia de doença pode ser entendida como uma metáfora daquilo que nos incomoda, que altera a nossa normalidade e que é algo que precisamos nos livrar. O desejo primário é de que sejamos libertos milagrosamente e que a vida volte a uma certa normalidade. Mas Deus sabe que, na hora da adversidade, o que mais precisamos é de encorajamento para seguir adiante. Só quem já teve que passar por longos períodos em um leito sabe o quanto uma cama confortável e adequada é importante.
A ideia de alguém que afofa a cama na hora da enfermidade faz parte do imaginário popular evangélico do Brasil, por conta dessa tradução que foi largamente usada pelo segmento pentecostal. E ela faz muito bem. Ajuda a enfrentar o período da luta, da dor e da enfermidade como um tempo para descobrir que Deus está ao nosso lado como alguém que cuida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails