segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novos começos / New beginnings / Un nuevo comienzo

“[...] As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" 2 Coríntios 5.17
Um dia, o cantor e compositor jamaicano Bob Marley afirmou: “Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo. Mas podemos começar agora a fazer um novo fim”. Foi o que Jesus deixou como essência da mensagem para aqueles que o seguem.
Jesus disse para seus discípulos que, para segui-lo, era preciso deixar para trás toda a vida distante de sua presença. Olhar para o passado pode ser um risco muito grande para quem quer dar um novo fim para a sua vida.
Para entendermos bem isso, é preciso deixar claro que o passado é muito importante. Foi nele que fomos construídos. Tudo o que somos e o que temos foi plantado lá atrás. Jesus não quer que você negue ou  mude o seu passado. Ele apenas deseja que você não seja mais orientado pelos mesmos valores que o prendem ao passado.
Não importa o que aconteceu em sua vida anteriormente. Para os seus erros cometidos, Jesus perdoa. Para quem está desamparado, Jesus acolhe. Para quem está perdido, Jesus dá um novo caminho. Para quem perdeu a esperança, Jesus restaura. Para quem não sabe mais o caminho, Jesus orienta. Para quem está preso no passado, Jesus liberta.
Seguir a Jesus é um projeto de vida em que, deixando para trás as coisas que nos oprimem, prosseguimos para o alvo novo que ele mesmo nos aponta. São novos começos, novas oportunidades de seguir em frente. Quanto ao passado, não dá para corrigi-lo. Mas dá para interromper a caminhada errante e redefinir os rumos.
Nesse projeto de vida, não somos desafiados a termos um passado diferente, mas a construirmos um novo futuro. Tanto é que Jesus não tem vergonha de você pelo que fez, pois ele sabe que sua vida pode ser transformada pela presença e direção dele. Jesus não se importa com a maneira como você viveu até aqui, mas não deseja que você continue vivendo do mesmo modo daqui por diante.

Não queira corrigir o seu passado para seguir a Jesus. Você não precisa fazer isso e nem vai conseguir. Agora é a chance que temos de fazer um novo começo na direção da vontade de Deus para nós, tendo Jesus como guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails