domingo, 17 de maio de 2015

Utilize seu potencial / Use your potential / Utilice su potencial

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” Eclesiastes 9.10 
Todos nós possuímos duas características que nos ajudam em nossa capacidade de realização: uma é a faculdade de desenvolver habilidades e competências; outra é o estado de insatisfação que nos leva a querer sempre mais e melhor. Quando essas duas características estão intencionalmente inter-relacionadas, promovem o que podemos chamar de sucesso.
Entretanto, somos induzidos em todo tempo e acreditar que pessoas de sucesso ou pessoas bem sucedias são portadores de virtudes especiais por causa de sua origem, talento ou poder.
A pergunta que surge quando o assunto é sucesso: como pessoas comuns podem obter o máximo de seu potencial? Ebenezer Bittencourt, líder do Instituto Haggai no Brasil, afirma que “existem três tipos de pessoas: as que fazem as coisas acontecerem, as que olham as coisas acontecerem e as que não sabem o que está acontecendo”.
Por essa razão, torna-se necessário entender bem qual é o seu perfil, o que faz de você o que é e o que o torna diferente dos demais. A ideia de se definir um perfil tem sido utilizada de forma muito equivocada pelo mundo corporativo, principalmente nos processos seletivos, valorizando mais a exclusão do que a valorização das potencialidades de cada um.
O que deve ser levado em conta na avaliação de nosso perfil? Cada um de nós é resultado de um processo básico e histórico de formação. É isso que define o seu perfil.
Através do acróstico a seguir – a partir das letras que forma a palavra “perfil” – veja o que deve ser levado em consideração em sua formação:
P – Personalidade.
E – Experiências.
R – Relação de dons e talentos.
F – Formação.
I – Ideal.
L – Lista de habilidades.
Você tem um jeito de ser. Isso tem a ver com suas origens, seu temperamento e suas intencionalidades. Isso influencia seu modo de se expressar, de se relacionar, de se organizar e de interagir.
Descubra quem você é: faça um teste rápido sobre si mesmo usando o gráfico a seguir. Considere cada característica de personalidade e atribua um valor de 1 a 3 para cada uma delas. Por exemplo: você é uma pessoa introvertida ou extrovertida? Marque 1 se você tem essas duas características de forma equilibrada. Se é mais introvertido, marque 2 ou 3 na direção da palavra; ou, se é mais extrovertido, nessa outra direção. Faça o mesmo nas demais situações.
Forte                     Médio                    Forte

Introvertido
3
2
1
2
3
Extrovertido
Autocontrolado
3
2
1
2
3
Autoexpressivo
Rotineiro
3
2
1
2
3
Variado
Cooperador
3
2
1
2
3
Competitivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails