quarta-feira, 13 de junho de 2018

Vida como caminho / Life as a way / Vida como camino


Para viver, é preciso se pôr a caminho. O grande dilema é que existem várias possibilidades de se seguir o caminho da vida, mas só acabamos escolhendo um e ainda ficamos divagando sobre como podemos experimentar as demais.
A vida é como um caminho, ela acontece como o percurso trilhado por uma estrada em que o que mais importa é o modo como fazemos a caminhada. Ao longo do caminho da vida, Deus vem ao nosso encontro e nos chama para uma experiência transformadora e de relacionamento. Ele quer nos transformar em seus filhos e se relacionar conosco como um pai amoroso.
Ao longo do caminho, Deus trabalha em nós a maneira como estabelecemos prioridades na vida, como nos relacionamos com o próximo e como desenvolvemos nossas expectativas. Ao longo do caminho, Deus também aponta desafios e nos encoraja a enfrentar situações que nos preparam para seguir adiante na caminhada. Ao longo do caminho, somos confrontados em nossa condição de perdidos e conduzidos a uma experiência de abertura para o que está além de nós mesmos. Ao longo do caminho também Deus partilha conosco seu amor pela humanidade e nos convida a nos envolvermos com sua missão de buscar tantos outros que estão no caminho.
A graça da vida não está na maneira como a começamos ou como a terminamos, mas está no modo como fazemos a caminhada. E a graça maior da vida é não desistirmos nunca da caminhada, por mais difícil que ela seja.
Henry Bergson disse certa vez que a vida é um caminho de sombras e luzes, A grande sabedoria é fazer com que a gente saiba lidar com as sombras e tirar o melhor proveito da luz. A poeta brasileira Cora Coralina declamou: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeado, no fim terás o que colher”.
O salmista pensou na vida como caminho. Para trilhá-lo, é preciso tomar a decisão de entrega. Ele disse: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37.5).
Lucas, tanto no evangelho quanto em Atos dos Apóstolos, relatou experiências de encontro de Jesus com pessoas que estavam a longo dos muitos caminhos por onde passou. Ao encontrá-las no caminho, Jesus proporcionou momentos únicos de reflexão e de tomada de decisões a fim de que elas fizessem ajustes na caminhada e pudessem seguir adiante, trilhando o caminho da vida tendo como guia aquele que declarou ser O Caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails