sábado, 11 de outubro de 2008

Liderar é influenciar / Leadership is influence / El liderazgo es influencia

O principal aspecto relacionado à liderança está no fato de que todos nós somos chamados a tomar parte dela. Todas as pessoas exercem algum tipo de liderança ao longo de sua vida. Isso é assim porque liderança tem a ver com influência.
Rick Warren afirmou certa vez que há muitas características que são importantes para se encontrar em um líder, mas nenhuma delas era mais importante que estas três: integridade, humildade e generosidade. Estas características estão muito relacionadas ao que João disse a respeito das cobiças a que estamos sujeitos: "a cobiça da carne (tem a ver com a integridade), a cobiça dos olhos (tem a ver com a humildade) e a ostentação dos bens (tem a ver com a generosidade)".
Repare o que a Bíblia diz sobre isso: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre". 1 João 2.15-17.
Você também é um líder porque liderar é o mesmo que influenciar. Constantemente podemos exercer influência sobre familiares, vizinhos, amigos, colegas, clientes. A primeira descoberta, então, é que você é um líder no lugar em que você se encontra.
Embora precisemos de um líder para governar ou legislar a nossa cidade, as pessoas que escolhemos para esses cargos têm a ver com a maneira como entendemos a nossa própria atuação. A maneira como escolhemos nossas lideranças está diretamente relacionada com a consciência que temos sobre a nossa responsabilidade como participantes da vida social.
Como podemos cuidar da influência que exercemos? Acredite. Você não está aqui por acaso. Você foi feito para cumprir os propósitos divinos. A Bíblia diz: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 1 Pedro 2.9.
Portanto, exerça influência positivamente. A liderança eficaz é aquela que faz as coisas acontecerem. Ser líder não é o mesmo que ser chefe, mas é o que atua em parcerias. A Bíblia também diz: “Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo”. Filipenses 2.15.
Mas também reconheça suas limitações. O único que pode tudo é Deus, que nos convida a entregarmos tudo o que nos aflige em suas mãos. “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. 1 Pedro 5.7.

Um comentário:

  1. blogpulse sasofont killer klajpuk regarded claude rhythm hardening represents fixes norways
    semelokertes marchimundui

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails