domingo, 12 de outubro de 2008

Integridade / Integrity / Integridad

Se você quer exercer influência no lugar em que está, você precisa ter integridade. Isso tem a ver com aquilo que João fala da "cobiça da carne" (1 João 2.16). A integridade está relacionada com o caráter.
A coisa mais importante que uma pessoa tem em relação às demais é a sua credibilidade. Se você não tiver credibilidade, não tem a confiança dos outros. E se você não tiver a confiança dos outros, não pode exercer influência sobre elas. E o que torna uma pessoa confiável é a sua integridade.
O vocábulo “integridade” vem do latim integrare que significa “fazer inteiro, uno, total”. Pode ser traduzido também por santidade. Integrar é combinar as partes em um todo, formar uma totalidade. Ser íntegro é ser inteiro. Ter integridade não significa ser perfeito, mas significa ser inteiro.
Um grande exemplo de integridade na Bíblia foi Noé. “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”. Gênesis 6.9. Outro grande exemplo foi Jó. “Disse então o Senhor a Satanás: ‘Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo’”. Jó 2.3
É interessante notar que as pessoas atualmente são conhecidas muito mais por sua imagem do que por aquilo que elas são de fato. Mas geralmente a imagem tem a ver com aquilo que as pessoas pensam que você é e não com aquilo que de fato você é.
Uma palavra relacionada à integridade é “integração”, que significa “tornar um”. O seu oposto é “desintegração” que corresponde a um estado de não-integridade. Nesta condição, as pessoas se destroem, caem aos pedaços, os relacionamentos desagregam-se, a confiança quebra-se. Sem integridade a vida e os relacionamentos são fragmentados, doentios e incompletos.
A integridade é essencial para que os relacionamentos sejam fortes. Tanto nos negócios, quanto na vida pessoal, integridade é uma das qualidades de caráter mais valorizadas. A pergunta então é: como cultivar integridade? Veja como encontrar respostas bíblicas para se tornar uma pessoa íntegra.
Em primeiro lugar, tome cuidado com as pequenas coisas. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’” Mateus 25.21.
Em segundo lugar, não separe o público do privado em questões éticas. “Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade”. Tito 2.7. Para manter relacionamentos íntegros você precisa seguir o conselho: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”. 1 Timóteo 6.11.
E em terceiro lugar, mantenha sua consciência limpa. “Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens”. Atos 24.16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails