sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O que é humildade / Humility / Humildad

A humildade é uma virtude que mais caracteriza as pessoas que exercem influência na sociedade. Ser humilde, ao contrário do que muitos pensam, não é ser pobre, destituído de bens ou uma pessoa simplória. Ser humilde é o oposto de ser orgulhoso. Isso tem a ver com aquilo que João fala da "cobiça dos olhos" (1 João 2.16).
O pior pecado que uma pessoa pode cometer não é adulterar, matar, mentir ou roubar. A Bíblia diz que o pior pecado é o orgulho. Essa é a raiz de todos os outros problemas na nossa vida. "Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes". Provérbios 11.2.
O conselho bíblico é: “Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’”. 1 Pedro 5.5.
A humildade não é: (a) ser fraco, mas reconhecer nossas fraquezas; (b) ter uma baixa auto-estima, mas é pensar menos sobre si mesmo. Humildade simplesmente significa que temos uma avaliação imparcial das nossas forças e fraquezas. Comte-Sponville comenta: “A humildade é esse esforço, pelo qual o eu tenta se libertar das ilusões que tem sobre si mesmo e – porque essas ilusões o constituem – pelo qual ele se dissolve”. Compreendemos nossa maneira de ser e nossas capacidades. Estamos conscientes disso, mas não ficamos nos lamuriando por causa de nossas limitações. Vemos tudo o que temos como dádivas de Deus e sabemos que sem Ele nada seríamos. “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”. 1 Pedro 5.6.
Humildade é resultado de saber quem você é. Há duas maneiras pelas quais a nossa humildade pode ser verificada: através dos elogios ou através das críticas que recebemos. A maneira como reagimos às críticas e elogios demonstram o quanto somos humildes. A humildade é uma atitude humana que, de tão humana, não se permite a uma depreciação do que somos nem mesmo a uma apreciação falsa de quem somos. "Não é ignorância do que somos, mas, ao contrário, conhecimento, ou reconhecimento, de tudo o que não somos. É seu limite, pois refere-se a um nada", insiste Comte-Sponville.
Como tornar-se humilde? Preste mais atenção nos outros que em você mesmo. Se você quer exercer influência de fato, sua vida irá requerer um certo tipo de humildade, ou a capacidade de esquecer-se de si mesmo o suficiente para prestar ajuda aos outros. Descartes reconheceu que “os mais generosos costumam ser os mais humildes”. O melhor referencial humano de humildade é Jesus Cristo. Devemos desenvolver uma atitude semelhante à de Jesus que, sendo Deus, voluntariamente assumiu a natureza de servo.
Conheça qual é a sua missão de vida. A chave para a humildade é conhecer a si próprio. Quando você compreende quem é, fica à vontade para servir ao próximo, mesmo estando longe dos holofotes. Jesus não se importou de ser confundido como um simples escravo porque sabia qual era a sua missão.
Deixe Deus controlar a sua vida. Nosso primeiro e mais crítico passo em direção ao desenvolvimento da humildade é agarrar firme a grandeza do amor de Deus por nós. Isso é tornar-se semelhante a Jesus. O segundo passo é render nossa vida a Deus. Se você estiver disposto a dar esses primeiros passos, você está se tornando uma pessoa humilde para Deus. Agostinho certa vez afirmou: “Onde está a humildade, está também a caridade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails