segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A vida é uma viagem / Life is like a journey / La vida es como un viaje


“Navegar é preciso, viver não é preciso”, disse Fernando Pessoa. Alguns podem imaginar que a vida é uma viagem em que navegar ou seguir adiante é mais necessário do que viver propriamente. A frase remonta ao tempo de Pompeu, quando comandava uma frota com suprimentos para Roma. Era urgente e imperioso navegar até o destino, para cumprir a missão. A figura poética, porém, remete mais ao caráter da imprecisão da vida do que da necessidade. A vida não é como uma navegação, que se baseia em dados precisos e objetivos. A vida é marcada por muitas perguntas que muitas vezes não encontraremos respostas.
Uma expressão antiga: ”vivere navigare est”. Ou seja: “viver é fazer uma viagem”. Pode ser curta para alguns ou longa para outros. O que importa é que do outro lado há um porto de chegada, apesar de todos os riscos que a viagem comporte. Para chegar lá, o barco foi pensado e preparado para fazer todo o percurso, capaz de enfrentar grandes ondas e tempestades. Não faz sentido ficar ancorado no porto, sem cumprir sua missão: navegar. O mais importante não é tanto a maneira como você parte, mas o fato de ter chegado lá.
Isso exige um mergulho no ser. Quem sou eu para que alguém se importe tanto comigo? O nosso valor não está naquilo que temos, nem no que sabemos e muito menos nos relacionamentos que fazemos. O nosso valor está no fato de que somos seres amados por alguém que se importa. Comparados com a grandeza do universo, somos como uma poeira insignificante. Mas mesmo assim a nossa vida se reveste de significado, nos sentimos valorizados e até achamos que somos importantes. E de fato o somos. Porém, nada disso é tão expressivo do que quando nos sentimos acolhidos e amados por quem nos criou, apesar de nossas limitações. Você é alguém amado por Deus, mesmo com tantas limitações. Portanto, busque ajuda para reconhecer esse amor e a correspondê-lo na vida diária.
Isso provoca um salto para o além. Quem é Deus para que eu me preocupe com ele? O ser humano tem em si mesmo um misto de finito e infinito, uma faculdade que o torna capaz de olhar para dentro de si e uma abertura para imaginar o que está além. Ao mesmo tempo em que somos pessoas limitadas, ansiamos pela liberdade. Algumas vezes, por vaguearmos entre nossos limites e nossos anseios, nos perdemos de nós mesmos. É nessa hora que Deus se faz mais presente, como aquele que nos acolhe e nos conduz de forma segura. Por sermos assim tão imprecisos, precisamos de um guia seguro. E Deus se oferece para conduzir-nos para desfrutarmos o melhor que ele tem preparado nessa vida. Quando Deus está no controle da nossa vida, nada nos faz sentir medo. Agradeça por Deus ser o seu guia seguro, mesmo quando não o percebe nem o reconhece.
Isso desperta um grito por socorro. Afinal, o que estou fazendo aqui? A vida é feita de incertezas. Embora possamos nos cercar de tantos recursos e estratégias para nos sentirmos seguros, não temos a garantia de que estamos livres dos imprevistos. O improvável, o imponderável e a incerteza fazem parte do nosso cotidiano mais do que aquilo que podemos provar, conhecer ou ter convicção. Isso pode gerar angústia e medo, principalmente no que diz respeito ao nosso futuro. Quando a dúvida e a incerteza vêm, somente Deus se oferece como segurança. Ele quer ser o protetor em todo o tempo a fim de que, na hora da angústia, nos sintamos amparados. Na hora da dor, Deus é o primeiro a ouvir o nosso grito, o último recurso de que dispomos e o único que não nos abandona. Reconheça que o Senhor é refúgio na hora da angústia.
Isso implica um ato de sabedoria. O que mais importa nessa vida? Se a vida é marcada por tanta incerteza, por que então lutar por uma vida melhor? Não há nada de errado em desejar o melhor nessa vida. Afinal, também somos constituídos de fé e esperança. É por isso que não nos conformamos com as situações de injustiça e de violência a que somos submetidos. É por isso também que fazemos planos e sonhamos com dias melhores. E é isso que dá sabor à vida, principalmente quando temos a confiança de que Deus está no controle e que ele trabalha para que desfrutemos sempre do melhor. Ele também tem sonhos e planos para nós que valem a pena serem conhecidos. O melhor de Deus para a nossa vida ainda está por vir. Faça uma entrega de sua vida a Deus para que ele realize nela o seu melhor.
Isso demanda uma escolha necessária. Como vou viver daqui por diante? Não dá para viver do mesmo jeito depois que a gente sabe que alguém nos ama. Isso é desconcertante para nós e nos desaloja de uma tal maneira que não faz sentido para nós viver sem desfrutar desse amor. A única decisão necessária diante do amor e do cuidado de Deus por nós é acolhê-lo e reorientar a nossa vida em função disso. Você vai descobrir que o Deus que ama também fala e tem ensinos maravilhosos e úteis para uma vida feliz. Você vai descobrir ainda que há outras pessoas com quem você precisa compartilhar essa alegria de ser amado por Deus. Afinal, ele não faz distinção de ninguém. Você foi feito para viver de acordo com os propósitos de Deus. Ore agora: “Senhor, eu quero conhecer e desfrutar mais do seu amor por mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assista:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails