domingo, 11 de maio de 2014

O remédio para a solidão / Solution to loneliness / El remedio para la soledad

Deus dá um lar aos solitários [...].” Salmos 68.6
O melhor remédio contra a solidão é a vida em família. Seria suficiente dizer que é a Bíblia quem diz e, se a Bíblia falou, está certo. Porém, não é uma questão tão simples assim. Há muitas pessoas que vivem solitárias em família.
Não se trata de uma solução que já vem pronta. Ela precisa ser construída pelas nossas atitudes. Quero apresentar algumas razões para que a família seja, de fato, o melhor remédio para a solidão.
A família precisa ser o espaço do encontro. Pessoas podem realizar em família relacionamentos profundos e duradouros.
A família precisa ser o lugar em que se pode ser o que é. Pessoas não precisam mudar seu status de pai, mãe, filho ou filha, avo ou avó, por serem o que são.
A família precisa oferecer oportunidades de vivenciar a nossa humanização. Pessoas solidárias e generosas têm maiores chances de se realizarem se desenvolverem tais atitudes em família.
A família precisa proporcionar encorajamento para a vida. Pessoas se sentem mais encorajadas quando encontram apoio por parte da família.
A família precisa ser um convite para a fé. Pessoas que têm fé e esperança são os melhores rostos de Deus que alguém pode ver.
Entretanto, a família só será remédio para a solidão na medida em que cada um vai descobrindo seu valor e o quanto se é relevante para o outro. Só assim poderemos sonhar com uma vida melhor. Quando a família é vista apenas como espaço para realização de nossos interesses, aí ela se torna um pesadelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails