segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Aos 35 anos de ministério pastoral / 35 years of pastoral ministry / A los 35 años de ministerio pastoral


“[...] Mas, quem está capacitado para tanto?” (2 Coríntios 2.16).
No dia 26 de fevereiro deste ano completo 35 anos de consagração ao ministério pastoral. A consagração se deu no ano de 1983. Ao refletir sobre as experiências vividas nesse tempo, sou forçado a perguntar como Paulo: quem está capacitado para tal jornada?
A consagração se deu quando ainda tinha 23 anos de idade. Um jovem de origem pobre, que vivia em uma região de periferia, pertencente a uma família marcada por muitos desencontros. Mas Deus permitiu que chegasse até aqui.
Era solteiro, cheio de ideais, magro que dava dó e ainda era dono de uma vasta cabeleira. Os tempos mudaram. Agora, passados 40 quilos e reduzido a cabeleira a alguns heróis da resistência, olho para trás e vejo que a caminhada valeu a pena.
Não foi uma jornada fácil. Muitas vezes tive que experimentar altos e baixos, tomei decisões certas e erradas, tropecei e fui levantado. Ao longo desse tempo, passei por um processo de formação que fez com que eu me tornasse o que sou hoje.
Durante esse tempo, fui pastor de quatro igrejas, batizei algumas centenas de pessoas, realizei algumas dezenas de casamento, consagrei muitas dezenas de bebês, encaminhei para o ministério pastoral mais de dez jovens. Exerci liderança na denominação, lecionei em seminários, influenciei movimentos, escrevi livros e artigos. Me tornei mestre em Filosofia e Doutor em Teologia. Mudei o modo de pensar e de encarar o Reino, de cuidar de pessoas, de viver a vida. 
Claro que tomei decisões erradas, das quais me arrependo, mas também fiz escolhas acertadas, por meio das quais louvo e agradeço ao Senhor. A principal escolha acertada, porém, foi a de seguir caminho com Jesus. E foi daí que resultou a chamada para esse ministério.
Já tive fases de me dedicar em tempo integral ao ministério, mas na maior parte do tempo precisei prover sustento como professor para não ser pesado às igrejas por onde passei, como faço nos dias atuais.
Em tudo isso, tenho que agradecer ao Senhor que, por sua graça e misericórdia, fez de mim um pastor. Até aqui nos ajudou o Senhor. A Ele toda honra e toda glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails