quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Natal Fraterno / Christmas Fraternal / Navidad fraternal

O Natal lembra que Deus visitou a humanidade, se fez gente e viveu entre nós. É a declaração mais singela, porém a mais convincente, de que não estamos sozinhos. Deus vem a nós para tomar parte de nossa luta e, assim, nos ajudar a vencer o medo da solidão e da morte.

É a história de um projeto divino que vem sendo costurado há muitos anos. Na revelação bíblica, o desejo de Deus já havia sido dito: “Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei. Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo” (Levítico 26.11,12).

E o desejo divino se realizou. Maria anunciou: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo” (Lucas 1.68). O apóstolo João descreveu: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1.14). E o apóstolo Paulo confirmou aquela palavra do Levítico, acrescentado que “[...] somos santuário do Deus vivo [...]” (2 Coríntios 6.16), porque Ele habita entre nós.

A história do Natal é de encorajamentos, superações e resistências. Fala de uma comunidade pobre, de uma mãe solteira, de um pai adotivo, de um bebê perseguido, da companhia de humildes, de adoradores de outras culturas e experiências religiosas, de uma família migrante. Deus escolheu as formas mais desprezíveis para conferir a elas dignidade e graça, os ingredientes necessários para seguir em frente.

O Deus que se faz presente entre nós encoraja a lutarmos em tempos difíceis. A pandemia ajudou a realçar problemas humanos que estavam bem disfarçados, como a prepotência dos poderosos, o ataque aos Direitos Humanos, a carência de justiça social e a afronta que é a desigualdade por motivos econômicos.

O Natal é o tempo de lembrarmos que Deus acolhe os mais pobres, dá força aos que estão cansados, concede honra aos humildes e encoraja os explorados e vítimas da maldade. Ele também destrói toda a soberba e desbarata todo poder. Tudo para fazer com que não estejamos sozinhos, para que todos nos sintamos incluídos em seu projeto de fazer da humanidade uma grande família de muitos irmãos e irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails