terça-feira, 2 de agosto de 2011

Moral Social e Espiritualidade / Social Morality and Spirituality / La moral social y espiritualidad

Wittgeinstein afirmou ao final de seu Tractatus Logico-Philosophicus que “sobre aquilo de que não se pode falar, deve-se calar”. Ao afirmar isso, ele estava preocupado com os aspectos que envolvem as relações entre indivíduos numa mesma sociedade. É disso que trata a moral social, principalmente naqueles relacionados ao agir em sociedade, resultado das representações que os membros de uma coletividade têm em comum. Trata-se, portanto, de uma consciência coletiva que orienta as ações dos indivíduos e exerce poder sobre eles.
A moral, em si, tem uma natureza social uma vez que se manifesta essencialmente em sociedade. A moralidade tem a ver com nossos sentimentos e nossas ações uma vez que estes são representativos de nossa constituição moral, que consiste num sistema construído socialmente, que a sociedade se vale para regular as relações entre os indivíduos. Ela está vinculada tanto a um senso moral quanto a uma consciência moral. Tem a ver, portanto, com a relação que mantemos com os outros e com a noção de bem ou mal que desenvolvemos a partir das nossas interações, bem como ao desejo de realização pessoal.
Mas, o que se entende por moral social tem a ver com a necessidade de se solucionar os problemas morais que envolvem as relações entre indivíduos tanto na vida doméstica, na sociedade e no mundo. Por sociedade entendemos como uma forma de organização estável da vida humana no que diz respeito às relações de poder e de hierarquia. Mas não se constitui em uma forma qualquer de organização, visto que tendem a um fim comum. Isso importa a existência de dois elementos: as pessoas e o fim comum, que acabam por caracterizar a matéria e a forma da sociedade.
As sociedades podem surgir de uma necessidade natural ou de uma associação livre de pessoas por meio de um contrato. Uma sociedade tem por objetivo proporcionar o bem comum em termos de segurança e desenvolvimento de seus membros. É daí que surge a necessidade de seus membros cumprirem deveres e adquirirem direitos. Isso se dá tanto no nível doméstico – a família e seus níveis de parentesco – quanto ao nível da sociedade civil, como resultado da natureza social do homem – incluído aí os aspectos econômicos e políticos.
As sociedades humanas são marcadas por sistemas culturais. O homem é moldado e refreado pela cultura e orientam suas ações de acordo com as normas, símbolos, valores e tradições que acompanham o seu desenvolvimento e sua vida em sociedade. É isso que faz com que a humanidade viva cada momento como de profundas transformações. A sociedade contemporânea tem se caracterizado como uma sociedade consumista e isso tem afetado as relações humanas, o que nos permite falar em novos paradigmas da moral social.
Nas últimas décadas, o mundo tem experimentado mudanças tanto no campo social como no campo econômico que têm provocado uma transformação estrutural de longo alcance. Principalmente a partir de 1980, as mudanças que ocorreram são estruturais e não conjunturais. Conforme Daniel Bell, em seu livro O advento da sociedade pós-industrial, de 1973, podemos apontar: deslocamento da importância do setor de manufaturas para o setor de serviços; mudanças ocupacionais, do trabalho em cadeia linear para o trabalho em rede; o valor da educação para ocupações que requerem maior qualificação; a valorização do capital humano; desenvolvimento de alta tecnologia e novas tecnologias intelectuais; infraestrutura baseada na transmissão de dados; o saber/conhecimento como valor. E esse rumo não tem sido alterado desde então.
Até mesmo o conceito moderno de democracia, que, por assim dizer, serve como fundamento da moral social, representa um profundo envolvimento com a questão humana, e a defesa dos direitos fundamentais. Todos esses aspectos provocam uma reação da igreja instituída, que passa a considerar as formas concretas com que deve atuar no mundo. Está muito claro que não há como se construir uma espiritualidade desvinculada das questões que ameaçam a vida humana na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails