quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Nota do Grupo Fé e Política: Reflexões / Note Faith and Politics: Reflections Group / Nota del Grupo Fe y Política: Reflexiones


NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DE BRUMADINHO – MG 
“A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados” (Romanos 8.19 NVI). 
O Grupo Fé e Política vem a público manifestar seu apoio e solidariedade às vítimas da tragédia ambiental envolvendo o rompimento da barragem de rejeitos de mineração no Município de Brumadinho – MG, no último dia 25 de janeiro de 2019.
Entendemos que o cuidado com a natureza, o cuidado com os trabalhadores e o cuidado com os espaços comunitários onde relações de convivência em família e histórias de vida acontecem são partes integrantes da missão de Deus confiada a todos nós, independentemente de confissão de fé. Trata-se do mandato universal do cuidado com a vida e da preservação de nossa casa comum a fim de proporcionar realização pessoal e qualidade de vida para todos e todas.
Entendemos também que a dignidade da pessoa humana abrange o respeito à vida em todas as suas expressões. Por essa razão, reconhecemos que as dimensões da tragédia de Brumadinho atentaram contra a vida de pessoas e seres vivos de todas as espécies com danos irreparáveis para indivíduos, famílias, sociedade e o meio ambiente em geral.
A Bíblia nos ensina que a natureza é expressão do cuidado de Deus para com a vida.
“[...] a terra inteira está cheia da sua glória” (Isaías 6.3 NVI).
Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Salmos 19.1 NVI).
Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces. [...]  eles exultam e cantam de alegria!” (Salmos 65.9 e13 NVI).
A natureza reflete não só o poder de Deus, mas também seu amor compassivo e sua bondade generosa para com todas as criaturas. Jesus Cristo ensinou a contemplar as aves dos céus e os lírios do campo para que pudéssemos compreender o cuidado de Deus acima dos poderes instituídos (Mateus 6.26-30).
Em face do acontecido, levantamos juntos um clamor no sentido de:
- que Deus console as famílias enlutadas;
- que Deus conceda força, coragem e esperança aos familiares dos que ainda estão desaparecidos;
- que Deus redobre o ânimo das equipes de busca sabendo que seu esforço não é em vão;
- que haja entendimento por parte das autoridades para terem diligência no atendimento à necessidade dos desabrigados e desamparados;
- que haja arrependimento e mudança de atitude por parte dos responsáveis pela exploração das riquezas naturais, quer sejam agentes públicos, quer sejam técnicos e executivos das empresas, quer sejam investidores ligados ao mercado financeiro.
- que haja mudança na conduta da igreja no sentido de se tornar, ao mesmo tempo, voz profética e comunidade acolhedora a todos envolvidos.
Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2019.
Grupo Fé e Política: Reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails