quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Como cuidar da igreja em tempos pós-modernos? / How to take care of the church in postmodern times? / ¿Cómo cuidar de la iglesia en los tiempos posmodernos?


A igreja de Jesus precisa de cuidados. Mas, quem tem o dever de cuidar da igreja? Responder que Deus cuida da sua igreja é, ao mesmo tempo, uma verdade e uma fuga. Sim, Deus cuida da sua igreja de tal modo que as portas do inferno não prevalecem contra ela. Mas ele também entregou a tarefa de cuidar da igreja a pessoas.
Se a igreja chegou até aqui nesses dois mil anos de sua existência, é porque alguém cuidou dela. Ela foi administrada, nutrida, protegida e atualizada pela ação de pessoas. E, para continuar avançando, alguém precisa assumir o seu cuidado hoje. Chegou a vez de essa geração atual fazer a sua parte.
A igreja tem uma história e está presente na história. Ela enfrentou e promoveu perseguições, teve adversários e defensores, recebeu críticas e elogios. A igreja, em toda a sua história, nunca experimentou um período sem passar por situações de tensão. Martírio, oposições, preconceitos, crises internas, ameaças, ataques e conflitos sempre fizeram parte da caminhada da igreja em toda parte.
A história da igreja não é a dos vencedores, mas a de um movimento em processo de construção em todo o tempo. Cada situação de tensão desencadeou novas formas de organização, de percepção do mundo e de crença que deixaram marcas profundas. Muitos pagaram um alto preço com suas próprias vidas, foram incompreendidos, rejeitados e até viveram como peregrinos para manterem viva a fé em Jesus Cristo.
A história da igreja é marcada por aqueles que se dedicaram em manter viva a fé uma vez dada aos santos. Ela se confunde com a história humana de tal modo que não dá para compreender uma sem estabelecer vínculos com a outra. A cultura ocidental, especialmente, está impregnada da presença da igreja e de sua mensagem.
Cada um que cuidou da igreja em sua caminhada exerceu um importante papel na consolidação de seus propósitos. Em todo tempo, a igreja avançou por causa das pessoas que foram usadas por Deus para cuidar dela e permitir o cumprimento da sua missão no mundo. Nem sempre isso se deu da forma ideal ou desejada, mas todos quantos atuaram ao longo do tempo contribuíram para o cuidado da igreja.
Se fizermos um levantamento do que esses cuidadores da igreja fizeram, vamos verificar que há cinco coisas comuns a todos eles, independentemente de como ou o que tenham realizado. De um modo geral, todos eles estiveram envolvidos com o serviço voluntário, com o esforço de viver em comunhão, com o compromisso de cooperação, com a vida de oração e com o testemunho pessoal.
Como essas formas de cuidado com a igreja podem se dar num tempo como o nosso, em meio às condições de existência num mundo marcado pela pós-modernidade? O voluntariado, a comunhão, a cooperação, a oração e o testemunho são praticados pelos cristãos desde o surgimento da igreja no mundo. Os primeiros seguidores de Jesus se constituíram em comunidades locais para servirem uns aos outros e para cumprirem a missão de Deus no mundo como resposta ao chamado de Jesus. E ainda hoje essas atitudes continuam sendo necessárias para manterem vivas essas comunidades de fé.
A pós-modernidade é caracterizada principalmente tanto pelo fim dos discursos hegemônicos modernos como também pela suspeita em relação às instituições que estabeleceram os saberes considerados como verdades absolutas. A igreja é uma dessas instituições sob suspeita. A superação desse enfrentamento não se dá pela defesa de discursos consolidados na modernidade, nem mesmo dos que foram construídos e difundidos desde o período medieval. A relevância da igreja será atestada pela maneira como seus seguidores vivem em comunhão, colocam suas vidas a serviço do bem comum e encarnam a mensagem do evangelho em suas próprias vidas.
Pessoas que servem voluntariamente, que vivem em comunhão umas com as outras, que cooperam com a vida e com recursos, que sustentam umas às outras em oração e que dão bom testemunho da graça de Deus em suas vidas são verdadeiras bênçãos para a expansão da fé no mundo. A igreja que Jesus sonhou não combina com ministros profissionais, grandes ajuntamentos, vendas de serviços e utensílios, aproximação com o poder ou mesmo com a dominação. A igreja de Jesus é aquela que se faz presente no mundo como corpo de Cristo para trazer a boa notícia do amor de Deus a todos e todas.

Um comentário:

  1. Voluntariado, comunhão, cooperação, oração, testemhunho, cuidados com a igreja que Jesus pregou para tds nós praticarmos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails