domingo, 23 de dezembro de 2007

O Natal e o futuro / the Christmas and the future

Jesus Cristo poderia ter sido o homem mais amargurado da face da terra. Antes de vir ao mundo, estava com Deus, era Deus, mas teve que nascer em uma família humilde, em situações precárias. Antes de vir ao mundo, tinha o céu como morada, mas teve que viver em uma cidade com má reputação (“pode vir coisa boa de Nazaré?”). Antes de vir ao mundo, era o dono de todas as coisas, tinha os anjos a seu serviço, uma simples palavra ou um simples toque e tudo acontecia conforme a sua vontade, mas viveu sem nada possuir, dependendo de ajuda de estranhos, de ter que colher espigas em épocas impróprias para comer, de ficar ao relento. Antes de vir ao mundo, tinha uma atitude marcada pela justiça e eqüidade, mas teve que suportar um julgamento equivocado e pagar por crimes que não cometera.
Do nascimento até a morte, Jesus Cristo teria todas as razões para viver como um revoltado e reclamar – como muitos afirmam – de ter sofrido perdas e experimentar um verdadeiro fracasso, de ter que se mostrar como um Deus que se deixa morrer e, além de tudo, ter que suportar a morte como um maldito.
Imagino que esse tipo de pensamento passou pela cabeça de Jesus. Passou pela minha também. E Jesus foi tão humano quanto eu. A Bíblia mostra que algumas vezes Jesus se debateu com esse quadro. Ele mesmo disse que até as aves têm seus ninhos, mas ele mesmo não tinha onde repousar a cabeça. Em uma de suas orações, ele pediu a Deus que pudesse experimentar aquela glória que tinha antes que o mundo existisse. Em meio a agonia da chegada do momento final, ele pediu que, se fosse possível, o livrasse daquela sina. Até na cruz ele ainda perguntou por que Deus, como Pai, o havia abandonado.
Entretanto, a Bíblia mostra que o que fez com que Jesus Cristo suportasse tudo o que sofreu desde o seu nascimento foi a sua visão do futuro. Ele sabia que havia uma promessa de um tempo de glória que o Pai estava reservando para Ele. É isso que dá sentido ao fato de que temos algo a comemorar no Natal: o fato de que alguém viveu como homem com a sua visão fixada no futuro.
Isso nos ajuda a imaginar que é no futuro que está a nossa esperança. Jesus Cristo nos deu prova de que Deus prepara um futuro de glória para todos que depositam a sua confiança nele. Isso nos ajuda a pensar que o melhor tempo de nossa vida ainda está para acontecer.
A mensagem do Natal é que, ainda que as circunstâncias sejam difíceis para nós, existe um tempo que Deus está cuidando que nos trará a vitória e tudo fará sentido. Isso é possível porque o próprio Jesus, sendo Deus, demonstrou isso em sua vida. “Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha” (Hebreus 12.2).
A beleza do Natal não está na história de uma criança que nasceu em Belém, de reis magos, anjos e pastores. O Natal não existe para trocarmos presentes e usarmos enfeites coloridos e iluminados. O sentido do Natal não está na fartura do banquete nem na solidariedade entre os povos. Ainda que tudo seja tão expressivo para alguns. O Natal é a lembrança de que Deus se fez o homem para mostrar para nós que se importa com a nossa dor e que cuida de nosso futuro. E isso aconteceu por meio da pessoa de Jesus Cristo, que deseja tomar parte da vida de cada um de nós. Um feliz Natal é permitir que Jesus Cristo realize o desejo dele na vida da gente, uma oportunidade de entrega de nossa vida a Ele para que ele cuide de nós e renove a nossa esperança num futuro melhor. Um Feliz Natal para todos.

6 comentários:

  1. Irênio...passei para te desejar Feliz Natal, muita saúde...paz e tudibom pra ti!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Gostei muito do blogger...
    Tenha um felis 2008!

    ResponderExcluir
  3. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tita. Estava de férias. Quase fui a Porto Alegre. Mas fiquei por Santa Catarina. Fui até Laguna. Obrigado pelos votos. Felicidades pra vo¨cê também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kátia. Obrigado pela visita. Continue visitando e gostando. Um feliz 2008 pra você também.

    ResponderExcluir
  6. To CresceNet. Congratulations. Thanks for add.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails