sábado, 15 de março de 2014

O que é santo? / Be holy / Sed santos

Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.” Levítico 19.2
Tenho para mim que a santificação não é tanto em relação às coisas que eu faço, mas aquilo para o qual estou me tornando. Sempre entendi que ser santo não é uma condição para a qual eu esteja apto, mas uma caminhada que Deus chama para fazer com ele.
Sendo assim, ser santo é valorizar a vida. É compreender que a vida não acontece por acaso e que toda a vida é dádiva do Deus que a criou. O Deus vivo é o Deus da vida.
Ser santo é também priorizar a felicidade como bem humano possível. Desejar a felicidade é dizer não para toda forma de violência contra a vida. O Deus santo invadiu o espaço secular do humano para nos oferecer o maior projeto de felicidade que é viver na dimensão da sua vontade.
Por isso Deus é santo, porque ele quis partilhar conosco o que ele é e nos chamou para a comunhão com ele. A santidade de Deus não é uma fuga do mundo. Antes, é imersão nele. Não é também um critério seletivo, mas acolhida amorosa de todos a quem busca.
Assim como Deus se faz humano, ele também nos convida para partilhar da esfera do divino. E é no humano que o divino se encontra.

Não dá para ser santo de outro modo. Você não precisa ser mais santo que Deus nem deve se descuidar para ser menos do que ele é. Basta se esforçar para ser santo como ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails