sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Começar de novo / Start again / Empezar de nuevo

Deus sempre dá a cada um de nós a chance de recomeçar. Não se trata de voltar no tempo e refazer o que ficou para trás. Deus nos dá a chance de tentar mais uma vez e encontrar um novo fim para a nossa história. Quando tudo parece perdido, quando chegamos a nossa situação limite, quando nos sentimos por baixo, Deus sempre nos acena com uma nova oportunidade. É a chance do renovo. “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio” (Apocalipse 2.5).
O tempo do renovo existe em toda a natureza. E muitas vezes é preciso que haja uma situação crítica, até mesmo uma catástrofe, para que a natureza se recomponha e a vida se refaça. As chances da natureza se recompor são inesgotáveis. Possivelmente nunca mais será como antes. Mas sempre há vida que renasce dos escombros.
Deus nos chama para o renovo quando nos convida para nos voltarmos para ele. Seus braços estão sempre estendidos nos aguardando, seus ouvidos sempre prontos a nos ouvir. E lembre-se: as maiores conquistas espirituais acontecem quando estamos lá no fundo do poço, quando deixamos que o Senhor nos tire de lá e nos coloque firmados sobre uma rocha.
Deus dá os recursos para o renovo. Ele nos provê com seu amor sem limites. Ele nos diz para não temermos, pois é Ele mesmo que nos fortalece, nos esforça, nos ajuda e nos sustenta com a destra de sua justiça. É o mesmo que nos garante que para Ele não há coisa impossível. Ele é quem nos desafia a declararmos a vitória sobre o que nos oprime, porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
Há quatro atitudes, porém, para quem quer experimentar o renovo. Você precisa fazer uma avaliação realista de seu passado, as coisas que você andou fazendo que entristeceu o coração de Deus. Você precisa fazer também uma declaração de arrependimento, que você está desejoso e pronto para ter uma nova chance de recomeçar. Você ainda precisa tomar uma decisão de retomar as práticas de uma vida equilibrada e saudável que ficaram deixadas para trás. Finalmente, abra-se para um novo relacionamento com Deus. Esse novo relacionamento consiste no fato de que você se disponha a seguir os ensinos de Jesus Cristo e buscar ajustar o seu caráter ao dele.
Sempre é tempo de renovo. Basta que você ouça a voz do Senhor te dizendo: “lembre-se de onde caiu”. É de lá que você tem que recomeçar. É a partir de lá que Deus quer restaurar a sua vida. Por isso, volte-se para retomar a caminhada de onde você mesmo parou.

2 comentários:

  1. Olá Irineu
    Adorei seu texto Começar de Novo.
    Coloquei um paragrafo dele em meu blog para divulgá-lo a quem me visita. Parabéns
    Bbel
    bbelblog.net
    bbel.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor!
    É interessante com Deus fala conosco!
    Muitas vezes nos achamos em uma situação em que nos sentimos tão perdidos e Ele nos surpreende com uma Palavra de Amor e Redentora!
    Hoje mesmo orei a esse respeito, buscando de Deus orientação pra me resolver em alguns sentidos!
    E obtive resposta!!!
    Glória a Deus!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails