quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Como não ser um pessimista / How not to be a pessimist / Como no ser un pesimista


Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5.15-17).
Vivemos tempos difíceis. Segundo alguns especialistas, atravessamos uma das piores crises que a humanidade já experimentou em termos econômicos, morais, políticos e religiosos. Um dos efeitos dessa crise é que as pessoas vivem em meio à incerteza. Por essa razão, é difícil ser otimista quando você não consegue ter expectativas muito boas sobre o que poderá acontecer amanhã.
De um modo geral, a situação tem piorado, a violência tem aumentado, a economia tem aprofundado as desigualdades sociais, o nível de relacionamento entre as pessoas tem se deteriorado. Mas, ao mesmo tempo em que isso acontece, há um avanço nos recursos voltados para o bem-estar. Há mais tecnologia para os cuidados da saúde, produção de alimentos e até a intercomunicação. A locomoção de um lado para outro se tornou mais veloz, as distâncias diminuíram e a produção de bens e serviços se tornou mais eficiente.
O quadro atual nos lembra três coisas fundamentais. A primeira é que, embora o a humanidade tenha alcançado um grande progresso científico e tecnológico, o coração do homem não mudou. A segunda é que não há uma fórmula mágica para mudar a realidade. As mudanças não acontecem instantaneamente, mas como resultado de um longo e trabalhoso processo. E a terceira é que Deus sempre usa as circunstâncias históricas para conduzir a humanidade para a realização de seus propósitos.
Surge, então, a pergunta: como devemos agir em tempos como esse? Devemos ser otimistas ou pessimistas? Não há uma resposta fácil para essa questão. Uma consideração inicial que precisa ser feita é que, em tempos como este, há grandes oportunidades para aqueles que se voltam para Deus.
Veja algumas atitudes para enfrentar estes tempos difíceis:
Primeiramente, tenha cuidado com a maneira que vive. A Bíblia nos lança um conselho: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios”. As pessoas hoje estão mais apressadas, intolerantes e ansiosas. Diminua o ritmo. A Bíblia também diz: Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! [...]” (Salmos 46.10). Uma versão mais antiga trazia: “Aquietai-vos”.
Em segundo, aproveite as oportunidades. O texto bíblico continua a nos aconselhar: “ [...] aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”. A versão antiga dizia: “remindo o tempo”. Tem o sentido de resgatar o tempo perdido. A principal razão para isso é o fato de que os “dias são maus”. Precisamos lembrar que em dias de tanta corrupção e maldade temos a grande chance de, como filhos de Deus, demonstrar a graça e a compaixão divina a partir de nossa própria atitude. Dias difíceis são grandes oportunidades para a manifestação do poder de Deus. A lógica da graça é: “[...] Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça” (Romanos 5.20).
E em terceiro, faça a vontade de Deus. O conselho bíblica se encerra assim: “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Martin Luther King Jr., em discurso no dia anterior ao seu assassinato, disse que não estava tão preocupado em ter uma vida longa, mas em fazer a vontade de Deus. Dias difíceis sempre existiram, e isso nunca interferiu na realização das promessas divinas em nosso favor. Embora vivamos tempos assustadores, chegamos até aqui. Isso nos revela que temos um Deus que cuida de nós. E aquele que está conosco até aqui é capaz de nos conduzir até o fim. Jesus encorajou a seus discípulos: Não se turbe o vosso coração [...]” (João 14.1).
Aquele que confia no Senhor não é um pessimista nem um otimista. Ele é encorajado pelo Senhor a viver hoje com esperança no futuro que Deus está preparando. Apesar de vivermos dias difíceis, isso é encorajador. A gente precisa se ocupar mais com a maneira como vive, e menos com os problemas do mundo. A gente precisa fazer de cada dificuldade uma oportunidade para viver de acordo com o propósito de Deus. A gente precisa experimentar a vontade de Deus em meios as circunstâncias vividas. Guarde com você essa promessa: Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (1 Coríntios 15.58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails