sábado, 20 de outubro de 2007

Espírito e vida / Spirit and life

“Não extingais o Espírito” (1 Tessalonicenses 5.19)

Uma das informações bíblicas que mais me surpreende a respeito da ação do Espírito Santo é a possibilidade que temos de extingui-lo. Não há tragédia maior para a vida do ser humano do que uma vida sem o Espírito Santo de Deus. Talvez você pense que seja um exagero afirmar isso. Mas pense comigo: é o Espírito que concede o referencial necessário para termos uma vida com Deus. É por meio dele que alcançamos a graça e desfrutamos da vida nova resultante do perdão e da acolhida que Deus nos dá
Os crentes da cidade de Tessalônica estavam tentando apagar o fogo do Espírito Santo, rejeitando os presentes especiais concedidos por ele para dar lugar a uma experiência fria e formal de fé. Trocavam a experiência viva e dinâmica pela experiência meramente racional. Porque é isto mesmo que acontece, onde há o Espírito de Deus há vida. A palavra mata e o Espírito vivifica.
A Bíblia conta a história de dois grandes homens de Deus que permitiram a extinção do Espírito Santo em suas vidas. Como conseqüência, foram alvos fáceis do inimigo e caíram.
O primeiro deles foi Sansão. Ele havia sido consagrado ao serviço do Senhor desde a sua infância. Por isso, o Espírito se apoderava dele e realizava grandes proezas. Mas o inimigo foi muito astuto e o seduziu pelas carícias de uma linda mulher. A Bíblia diz que o Senhor se ausentou de Sansão (Juízes 16.19) e o seu final foi muito trágico.
O outro foi Saul, o escolhido de Deus para ser o primeiro rei de Israel. Mas Saul deixou de seguir ao Senhor e não fez conforme as palavras do Senhor. A Bíblia diz que o Espírito do Senhor se ausentou dele (1 Samuel 16.14) e seu fim foi muito trágico também.
Nós extinguimos o Espírito Santo de nossa vida quando deixamos de ouvir a voz de Deus para ouvir outras vozes. Nós extinguimos o Espírito de Deus de nossa vida quando deixamos de seguir ao Senhor para seguir outros. Nós extinguimos o Espírito Santo de nossa vida quando deixamos os valores da fé de lado para nos apegarmos a outros valores.
Há muitos hoje que estão extinguindo o Espírito de Deus em suas vidas. Não sabem o risco que estão correndo. Essa é a hora de reacendermos o fervor espiritual e vivermos sob a direção do Espírito, que faz arder em nós a paixão por uma vida que agrade a Deus.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails