terça-feira, 9 de outubro de 2007

Existe organização certa? Are there right organization?

Tomando a idéia de Peter Drucker, não existe organização certa, mas uma estrutura organizacional pode ser adequada para uma determinada tarefa em determinadas condições e ocasiões. Podem existir vários tipos de estrutura organizacional, mas cada uma deve ser adequada à natureza da tarefa.
Uma mesma organização pode ter várias estruturas, algumas mais centralizadas, outras mais descentralizadas. O diferencial são as pessoas que participam dessa estrutura. Elas devem ser capazes de atuar em diferentes contextos, seja para trabalhar em equipe, seja para exercer liderança ou para se submeter a um comando ou a procedimentos de controle.
Por isso que se deve compreender que a estrutura organizacional não é uma questão absoluta, mas necessária. A melhor organização é aquela que tem uma estrutura adequada para cada tarefa. O que deve determinar o desempenho é a complexidade que envolve a tarefa e a capacidade de coordenar processos para a realização da missão da instituição.
Dessa forma, a melhor estrutura é aquela que se torna mais útil, mais flexível e mais leve. O objetivo de uma estrutura assim é manter viva a paixão das pessoas envolvidas na organização. Estruturas existem para serem mudadas. E o momento de mudar é quando elas interferem na motivação das pessoas envolvidas.
Sua organização pode ser a mais nobre, cuja missão você vê como extremamente sublime, mas se a sua estrutura não motiva as pessoas a se envolverem mais no processo, é hora de mexer na estrutura e não necessariamente nas pessoas.

5 comentários:

  1. Olá Irênio, sou aluno de Adm. Excelente texto.

    Tem um post que queria a tua opinião, vai lá depois, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Já dei aula de Filosofia para ADM. Foi um período bom. Líamos o livro E se Aristóteles dirigisse a General Motors. Muito legal. Fui lá no teu blog e comentei.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, normalmente o problema está na estrutura na forma como é feito e não naquelas pessoas desajustadas(não é este o termo que queria usar). Como na sala de aula por exemplo, se tu tens 30 alunos e vinte tiram notas abaixo da média... o professor deve entender que a sua sistemática de trabalho não está funcionando e não os alunos! Obrigada pela visita, vou frequentar mais o teu blog! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Tati. Prazer te conhecer. Quer dizer... Assim, né, virtual. Gostei demais da tua idéia de compartilhar suas vivências. Falei pra alguns amigos.

    ResponderExcluir
  5. Aprecio bastante o excelente tema sobre utilidade e estrutura organizacional. É breve e muito claro na sua exposição. Obrigado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails