quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O que gestão espiritual não é / What is not spiritual management

Quando falamos em um modelo de gestão que leve em consideração a espiritualidade pode se pensar que nos referimos a um estado contemplativo caracterizado por uma inatividade, a espera de um milagre que possa tirar a empresa do marasmo econômico em que se encontra. Mas a idéia é exatamente o contrário.
Como a espiritualidade está ligada à dinâmica da vida humana visando à formação integral do ser humano, a gestão espiritual está relacionada com a descoberta de novas possibilidades de produtividade e à reinvenção de um novo paradigma de desempenho.
A espiritualidade aplicada ao ambiente corporativo não corresponde, em absoluto ao fim da hierarquia. Dentro da vida empresarial, há a necessidade de um comando na hora da crise, uma liderança que aponte o caminho, que seja capaz de sonhar e visualizar um novo tempo.
A espiritualidade aplicada ao ambiente corporativo não é o fim da burocracia. É um engano pensar que a burocracia é um empecilho para o funcionamento da empresa, embora o excesso de burocracia seja uma anomalia. A reengenharia, ensinada desde a década de 1990, aponta para a atualização dos procedimentos, o que inclui o abandono daquilo que não funciona e a adoção de novas ações. É preciso repensar a estrutura, é preciso avaliar o desempenho, é preciso rever os procedimentos sempre.
A espiritualidade aplicada ao ambiente corporativo também não é o fim do planejamento. Empresas que prosperam não são resultado do acaso ou da sorte. Embora a gente saiba de histórias de pessoas bem sucedidas que foram beneficiadas por algumas circunstâncias ou por um fator de sorte, essa não é a regra geral. O desenvolvimento de qualquer empreendimento humano demanda um esforço muito grande de planejamento. É necessário atualizar constantemente competências e habilidades, é necessário adequar a visão à realidade.
Portanto, na hora de adotar uma postura espiritual para a sua atuação, prepara-se para uma reviravolta em seu mundo, a começar do seu mundo interior.

3 comentários:

  1. Irênio,

    estava um pouco sumido, mas sempre to por aqui apesar de nem sempre comentar.

    TEm um filme otimo que talvez vc aindanao tenha visto: Desafiando Gigantes.

    Tem muito a ver com suas duas ultimas postagens

    ResponderExcluir
  2. Oi Pablo.
    Fiquei uns quatro dias sem poder acessar o blog e sem atualizá-lo. Estou cheio de idéias na cabeça, mas estava ocupado com muitas coisas, provas na faculdade e textos para estudos na igreja. Dei conta de tudo e estou de volta. Procurei o filme que você recomendou na locadora do bairro que vou sempre, mas eles não conheciam. Vou passar hoje numa locadora mais especializada no centro. Fiz aquele negócio do meme e foi muito legal. O livro que tinha mais próximo era a Bíblia e olha só o que estava lá: "Não tenham na bolsa dois padrões para o mesmo peso, um maior e outro menor". Só não fiz a corrente. Mas valeu.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails