quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A CPMF acabou. Isso é uma boa notícia?

A CPMF acabou, nada a comemorar. Desde que o governo do PSDB inventou o imposto do cheque, vejo com muita suspeita todo o discurso de que temos impostos demais. Também não sou defensor de impostos e até acho que pagamos muito caro para sermos brasileiros. Eu não esqueço que foi com o PSDB que passei a pagar mais impostos, principalmente em relação ao imposto de renda. A oposição não tem nada a comemorar em relação ao fim de uma cobrança que ela mesma criou, uma vez que tinha como finalidade financiar uma área que o próprio governo abandonou: a saúde. O que é preciso ser feito - e aí a oposição daria uma grande contribuição para o país - é apontar os modos como fazer um país crescer sem tantos tributos. Isso não tenho ouvido de nenhum político, de nenhum cientista político, nem mesmo da mídia que promove uma verdadeira campanha anti-impostos - necessária, mas mal-direcionada. Como gerar mais emprego? Como promover o consumo interno? Como fazer produzir mais para atender a demanda e baixar os preços? Essas respostas estão muito interligadas e remetem a uma outra: como evitar os gargalos da economia, como a corrupção, o excesso da burocracia etc.? A CPMF acabou, mas deixou sua sombra: o espaço aberto para a continuidade de todas as ações que vêm sendo praticadas há muito tempo nesse país contra a economia da população. Eu estou convencido de que nunca antes na história desse país se tratou com tanto descaso as finanças públicas.

2 comentários:

  1. Irênio eu fiquei empolgada com o fim da CPMF....mas desconfio dos senhores de todos por sinal rsrs Assisti ontem toda a sessão aachei uma melodrama...mas pelo menos um imposto deixamos de pagar...né não..
    Estou passando pra te convidar para a blogagem coletiva da Flávia..passa lá no blog!!
    beijos meus

    ResponderExcluir
  2. Oi Tita. Quem dera se, pagando menos um imposto, pagássemos menos imposto. Tudo me pareceu um belo golpe orquestrado para justificar mais aumento. Não acredito nessa oposição que está aí e nem acho que o governo é santo. Ninguém tem nada de bobo. E a gente fica desarmado em meio a armação.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails